Enganosa é a beleza e vã a formosura,
mas a mulher que teme ao Senhor,
essa sim será louvada.
Provérvios 31:30


GIFs Tulipas - 100 imagens e cartões postais animados

Este espaço tem o objetivo de pregar o evangelho, através da divulgação de textos bíblicos, mensagens e vídeos selecionados da internet, postados por verdadeiros e sinceros servos do Senhor. São mensagens consistentes, alimento sólido, que nos guiam para uma vida de profunda comunhão com Deus e nos ensinam a focar na única razão da nossa existência: Jesus Cristo

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Dieta do vinagre emagrece e combate diabetes

Médico ortomolecular aponta benefícios do ácido para o corpo

Melhorar a absorção da insulina é a ação mais importante e benéfica do vinagre de maçã

Nem todo vinagre é igual e, ao contrário do que pensam algumas pessoas, o ácido não serve só para temperar saladas ou carnes. Existem diferentes tipos de matéria-prima, como vinho tinto, vinho branco, álcool, cereais, mel ou frutas. Um deles, em especial, pode ser um grande aliado da dieta: o vinagre de maçã emagrece e combate o diabetes.

Benefícios do vinagre de maçã

Créditos: Thinkstock“Vários estudos já provaram que o vinagre de maçã pode diminuir os níveis de açúcar do sangue, o que promove todos esses benefícios”, comenta o médico ortomolecular Dr. Wilson Rondó Jr., que explica como o líquido age no organismo.
De acordo com o especialista, quando a pessoa consome muitos produtos industrializados, sucos de caixinha ou doces – que são alimentos que aumentam a gordura abdominal –, eles se transformam em açúcar e entram na corrente sanguínea, aumentando a glicemia. Conforme a glicemia eleva, o organismo tenta normalizar esses níveis estimulando a produção de insulina, que vai jogar glicemia pra baixo. Esse é o processo que promove acúmulo de gordura no corpo. É aí que entra o vinagre.
“Se a frequência desse processo for muito grande, as células se acomodam e passam a não reagir mais. Essa acomodação faz com que a pessoa passe a ter a glicemia alterada e o organismo vai precisar produzir cada vez mais insulina, fazendo o corpo entrar no processo de hiperglicemia, que acarreta em problemas como diabetes e obesidade. Uma dieta com vinagre melhora a absorção de insulina, faz com que ela seja produzida e aja normalmente, evitando todo esse ciclo. Esse é o grande segredo”, detalha.
Além disso, ele melhora a digestão, já que estimula a produção de enzimas digestivas que atuam na quebra dos alimentos e extração dos nutrientes.

Como consumir

Existe o vinagre de maçã pronto para beber, que pode ser encontrado em mercados – o rótulo indica que ele pode ser consumido. Evite os normais, de aparência clara. Opte pelo orgânico, não refinado e não processado, que é mais escuro. Olhe através dele e note a presença de uma substância boiando, bem semelhante a uma teia de aranha. Esse é o indicativo de um vinagre de boa qualidade.
Para consumir, dilua de uma a duas colheres de sopa em um copo com água cheio. Beba diariamente, cerca de 10 minutos antes da principal refeição.
Também é possível incluí-lo no preparo de receitas, como um suco antioxidante. Não é indicado para quem toma remédios para desconforto gástrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29:29